Tramontina

    Quem somos

     

    História

    Fundada em 1911 no Rio Grande do Sul, a Tramontina tem em sua missão desenvolver, produzir e entregar produtos de qualidade; foi com este desejo que em mais de 100 anos de história a empresa conquistou o coração dos brasileiros e de pessoas de 120 países.

    Ainda neste propósito, o grupo instalou em 1986 a sua primeira fábrica na Região Norte do Brasil, situada na capital do Estado do Pará. A Tramontina Belém utiliza madeira de espécies nobres para a fabricação de utilidades domésticas, cabos para ferramentas e cutelaria, e claro, móveis para áreas internas e externas.

    A empresa sempre investiu e continuará investindo na melhoria da vida das pessoas através de seus produtos, por isso, seu processo produtivo é pautado pela ética e clareza de propósitos.

     
     

    Responsabilidade Ambiental

    Origem da madeira

    Localizada na Amazônia brasileira, região importante para o ecossistema do planeta, a Tramontina Belém se preocupa com a proveniência da madeira que consome, observando a legislação ambiental e buscando fornecedores que enxerguem a Amazônia com esta mesma ótica.

    A fábrica utiliza madeira proveniente de planos de manejo florestal sustentáveis, para isso, atenta para a Cadeia de Custódia que comprove a legalidade da extração e rastreabilidade da madeira desde a origem até o consumidor final. A empresa solicita de seus fornecedores a apresentação de documentos como Autorização de Exploração, Licenças Ambientais e Certificado de Regularidade perante ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

     
     
     

    Reflorestamento

    Reconhecendo a importância da manutenção das florestas para conservação do equilíbrio dos sistemas naturais e recuperação de áreas degradadas, a Tramontina investe desde 1992 em projetos de reflorestamento no município de Aurora do Pará/PA, há 205 quilômetros de Belém, com o objetivo de recuperar áreas que foram degradadas pelo uso inadequado do solo e fornecer matéria-prima sustentável para a fábrica. Atualmente cultiva e mantém 1.200.000 árvores de diferentes espécies nativas da Amazônia e exóticas, em uma área de 1.500 hectares.

    Certificação Ambiental

    FSC Procure por produtos certificados
    FSC®

    Além de conhecer a origem da madeira que abastece a fábrica, a Tramontina conquistou a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) de Cadeia de Custódia, a partir do cumprimento de princípios e critérios rigorosos de controle da procedência, manuseio e rastreamento da matéria-prima em todas as etapas de produção. Portanto, adquirir um móvel Tramontina FSC é ter a garantia de que o produto provem de uma origem legal e sustentável.

    Geração de Energia

    Os cuidados com o meio ambiente não param por aí... A Tramontina encontrou uma forma econômica e ecologicamente correta para destinar as sobras de madeira de seu processo produtivo, reutilizando estes resíduos em seu sistema de Cogeração de Energia e Vapor, com isso, o que poderia acarretar problemas tornaram-se solução. A partir da queima de biomassa é gerado vapor para câmaras de secagem de madeira e também energia para cerca de 60% das máquinas da fábrica.

    Responsabilidade Social

    Além de seu cuidado com o meio ambiente, a Tramontina preocupa-se também com a sociedade local na região em que está inserida. Ciente de sua responsabilidade social e empenhada em manter uma boa integração com a comunidade, a empresa oferece apoio ao Centro de Desenvolvimento Infantil Mundo da Imaginação – CDMI, localizado no Distrito de Icoaraci, na cidade de Belém, onde recebe crianças de 2 a 5 anos de idade em regime de creche, e acompanha de perto sua atuação através de visitas regulares ao Centro.

    O objetivo é apoiar as famílias da região que precisam deixar suas crianças para poderem trabalhar. A Tramontina também patrocina Projeto Cultural para 80 crianças e adolescentes, onde recebem aula de música, aprendendo a utilizar instrumentos musicais. É o entendimento de que cuidar das famílias com educação é apoiar o desenvolvimento econômico-social do país.